O número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas pela emergência do Instituto Dr. José Frota (IJF) caiu 18% em 2017, informou um balanço divulgado pela superintendência do hospital nesta quarta-feira (28). De acordo com o levantamento, 15.023 pessoas que ficaram feridas nas vias públicas do Estado foram acolhidas ao longo do ano passado, ante 18.253 atendimentos em 2016.
Ainda de acordo com a superintendência do IJF, a tendência de diminuição no número de vítimas do trânsito observada nos últimos anos - em 2014, foram 20.892 pacientes - vem se evidenciando, principalmente, entre os motociclistas, que geralmente são as vítimas mais numerosas nos casos de quedas, atropelamentos e coliões nas vias públicas. Há quatros anos, por exemplo, o hospital chegou a receber 13.120 condutores e passageiros de moto, enquanto que, em 2017, esse número foi de 8.597 (queda de 34%).
Conforme os profissionais do IJF, a diminuição do acolhimento de vítimas de ocorrência no trânsito pode ser atribuída às ações de educação e fiscalização promovidas pela gestão municipal, assim como à maior conscientização dos condutores e pedestres para o respeito às normas de convivência nas vias públicas. A superintendência do local também destaca que tal resultado ajuda a melhor o atendimento geral da unidade.
"(Há um) impacto direto na melhoria dos serviços de saúde, principalmente em unidades que concentram um elevado número de usuários, como o IJF, referência regional no tratamento de traumas e lesões vasculares graves, queimaduras e intoxicações", ressalto o IJF, em nota.