Notícias » Geral

02 de Outubro de 2018
O que você precisa saber para o dia da votação
O que você precisa saber para o dia da votação
Clique para ampliar

O Ceará tem pouco mais de 6 milhões de eleitores que devem exercer sua obrigação em 6.778 locais de votação no Estado. No domingo, as 24 mil seções eleitorais deverão estar preparadas para o primeiro turno das Eleições 2018. Neste ano, há algumas novidades no processo eleitoral. Biometria, rezoneamento, título de eleitor virtual, número maior de candidatos motivos que podem gerar dúvidas e exigem atenção para não aumentar as filas de espera e a falta de informação.

"Por conta dessas alterações trazidas pelo rezoneamento, onde houve um impacto grande nas seções, e da grande quantidade de cargos também, tudo isso pode causar uma demora na eleição. É importante que o eleitor se prepare", afirmou a coordenadora de Eleição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Edna Saboia.

Saber o número do título e ter em mãos documento oficial com foto e cola com o número dos candidatos são as três dicas fundamentais.

O reordenamento das zonas eleitorais, solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como forma de cortar gastos, atingiu 1/3 do eleitorado principalmente na Capital, onde cerca de 500 mil eleitores podem não saber  qual sua seção de votação.

Os locais, garante Edna, não mudaram. "É importante procurar se informar antes, inclusive através do Disque Eleições (148). Temos capacidade para atender 10 mil ligações e já batemos esse número em eleições que não têm tantas novidades", explicou a coordenadora do TRE.

Edna destaca ainda que o TRE se adiantou para evitar que as filas se estendam e garantir que o processo eleitoral não seja prejudicado. Uma equipe maior atuará e a preparação dos auxiliares deverá viabilizar o fluxo, principalmente nos locais impactos pelo rezoneamento, garante a coordenadora.

"Estamos nos preparando com divulgação intensa para uma eleição exitosa, que tenha capacidade de atender bem o eleitor. Mas é importante que o eleitor se antecipe e seja nosso parceiro", ressalta Edna Saboia.

Números

234 mil títulos de eleitores foram cancelados no Ceará no último ciclo do cadastro biométrico490 mil eleitores em Fortaleza tiveram mudança da seção eleitoral.


+ NOTÍCIAS


 
No ar

Com:
Horário:
Top Músicas
  • 1
    Thiago Brava Ft. Jorge

    Thiago Brava Ft. Jorge

    Dona Maria
  • 2
    Amado Batista 40 anos

    Amado Batista 40 anos

    Peão de Obra
  • 3
    Marília Mendonça part. Bruno e Marrone

    Marília Mendonça part. Bruno e Marrone

    Transplante
  • 4
    Jonas Esticado

    Jonas Esticado

    Moça do Espelho
  • 5
    Ana Vilela

    Ana Vilela

    TREM BALA
Publicidades
Enquete
Nenhuma enquete encontrada
Redes Sociais
                    
Estatísticas
    Usuários Online:  21
Copyright © 2018 - Rádio Vale do Quincoê - 550 KHz